Se dormes com o smartphone ao teu lado, o recomendável é coloca-lo em modo de voo, por forma a não sofreres com o SAR (specific absorption rate – taxa de absorção de energia pelo corpo humano)…
Apesar de haver muitas divergências quanto aos malefícios deste tipo de equipamentos no corpo humano, mais vale prevenir…
Limites máximos de SAR
As fabricantes cumprem as normas europeias, que estabelecem que o nível máximo de SAR é de 2W por kg de peso (W/kg). A medidas máximas nos Estados Unidos são menores do que na Europa. Nesse continente o máximo é de 1,6 W/Kg. Assim sendo, maioria dos fabricantes usam esta meta, para o desenvolvimento dos seus smartphones.
Apesar disso, ainda não existem estudos suficientes que garantam que este limite de radiação emitida seja segura.
Níveis máximos de SAR e conselhos
Existem momentos onde esta taxa atinge os níveis mais altos. Esses momentos são quando o teu telemóvel está com problemas de captura de rede, tentando assim, de forma mais intensa, captá-la.
Assim, deve evitar zonas como caves, elevadores, entre outras localizações com pouca rede para efectuar chamadas. Quando uma chamada é efectuada ou recebida, nos primeiros segundos, o dispositivo também emite mais SAR, pelo que é aconselhável aguardar uns 3 segundos antes de se colocar o telemóvel no ouvido.
É também aconselhado o uso de auriculares, por forma a evitar o contacto do mesmo com a cabeça.
Dispositivos com dois SIMs (2 cartões) emitem mais SAR, isto se tiverem a ser utilizados os 2 em simultâneo, o que é normal de acontecer, pois enquanto fala com um, o outro está a receber dados móveis.
Se o equipamento estiver em stand-by, normalmente emitirá menos radiação. No entanto existem muitos estudos a desaconselhar dormir-se ao lado de um equipamento deste género, devendo estar estar colocado a uma distância de segurança do corpo humano e idealmente coloca-lo em modo de voo. Desta forma, a não comunicar com as redes, diminui o risco para aproximadamente 0.
Tipos de SAR
Sobre esta radiação, distinguem-se 2 tipos. A SAR do corpo (body SAR) e a SAR da cabeça (head SAR).
São medidas em diferentes posições. O SAR do corpo refere-se à radiação da parte de trás do dispositivo, parte essa onde segura o telemóvel. Tem normalmente maior valor, por estar mais perto da origem da radiação. Por outro lado, a SAR da cabeça vem do vidro do ecrã.
A SAR da cabeça aquece algumas células do teu cérebro, apesar de estar protegido pelo esqueleto.
Artigos relacionados
- Rede 5G está a caminho
- Aumente a durabilidade de bateria do seu telemóvel
- Boletim de Vacinas digital em 5 minutos
Fonte: Munditalab