Aumente a durabilidade de bateria do seu telemóvel

android-accu-batteryExistem vários conceitos errados (Mitos) sobre como devemos carregar a bateria dos nossos smartphones de forma a que estas durem…

A maioria destes mitos são com base em tecnologias antigas que já não se encontram neste mercado (dos smartphones/smartwatch) nos dias de hoje.

Então qual a fórmula ideal? Existem vários artigos científicos sobre o assunto, de como aumentar a durabilidade das baterias de iões de lítio (tecnologia atual), mas vamos passar à frente com as mesmas, escolhendo um atalho chamado AccuBattery.

Esta app, disponível na Google Play é um auxílio excelente para estudar o comportamento da bateria ao longo do tempo, bem como perceber quando deve ou não carregar a mesma e com quanto.

Para mim, a fórmula ideal é deixar descarregar a bateria a até 20% e carrega-la até 80%, pois gastarei cerca de 0,25 ciclos de bateria com isto. Por outras palavras, carreguei cerca de 60% da mesma, com apenas ¼ de ciclo.

ONEPLUS_5T_batteryUma bateria, sempre que é carregada totalmente (até 100%), gasta em média, um ciclo de bateria, independentemente da carga que tinha, sendo que a duração de vida de uma bateria circula entre os 600 e os 1500 ciclos.

Por outras palavras, mais vale fazer várias cargas pequenas ao longo do dia, do que uma carga completa até aos 100%.

De notar que quando uma bateria de iões de lítio chega aos 100% e continua com o carregador ligado, entra em modo de stress, podendo assim diminuir drasticamente a sua duração. Irá depender agora do fabricante do equipamento, que medidas tomou para prevenir que esta entre em stress, sendo boa prática deixar de carregar até uma determinada percentagem. Daí, em alguns equipamentos, se verificar que estes, após várias horas de carga, não estão a 100% da mesma. Isto acontece principalmente com computadores portáteis e é uma forma de aumentar a durabilidade da mesma.

Aproveito também para informar de que não se deve guardar uma bateria de iões de lítio sem carga, ou com muito pouca carga durante um período de vários dias, pois poderá acontecer uma morte súbita, ou seja, que esta nunca mais volte a carregar.

Fica assim aqui a minha pequena demonstração do meu equipamento OnePlus 6 como exemplo de uma carga, dos 38% aos:

  • 60% gasta 0,04 ciclos de vida
  • 80% gasta 0,19 ciclos de vida
  • 90% gasta 0,42 ciclos de vida
  • 95% gasta 0,60 ciclos de vida
  • 99% gasta 0,84 ciclos de vida
  • 100% gasta 1 ciclo de vida

Podemos ver que os dados dão-nos um gráfico exponencial, do qual se carregar até aos 60%, praticamente não me afeta a vida da bateria, mas se carregar até aos 100%, irá gastá-la previsivelmente 1 ciclo de +-1200 da mesma.

ciclos de vida gastos com o carregamento

Obviamente que para a maioria dos consumidores, é pouco provável esta economia, pois irão trocar de telemóvel no espaço médio de 500 a 600 ciclos da mesma, ou seja, a bateria continuará com uma eficiência bastante aceitável.

Aplicação de gestão de bateria AccuBattery

Permite fazer a gestão dos ciclos de bateria, consumos e durabilidade da mesma.

   

Screenshots da aplicação AccuBattery

Aqui encontra vários screenshots da aplicação AccuBattery através do equipamento OnePlus 6.

Video de como carregar a bateria do teu telemóvel?

O nosso vídeo explicatívo que acompanha este artigo.

 

Engenheiro Informático;
Geek assumido e programador;
Coordenador de área de TI na ATEC- Academia de formação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.