Início / Dicas / Absorção de energia pelo teu telemóvel – SAR

Absorção de energia pelo teu telemóvel – SAR

radiacao-telemovel-sar

Se dormes com o smartphone ao teu lado, o recomendável é coloca-lo em modo de voo, por forma a não sofreres com o SAR (specific absorption rate – taxa de absorção de energia pelo corpo humano)…

Apesar de haver muitas divergências quanto aos malefícios deste tipo de equipamentos no corpo humano, mais vale prevenir…

Limites máximos de SAR

As fabricantes cumprem as normas europeias, que estabelecem que o nível máximo de SAR é de 2W por kg de peso (W/kg). A medidas máximas nos Estados Unidos são menores do que na Europa. Nesse continente o máximo é de 1,6 W/Kg. Assim sendo, maioria dos fabricantes usam esta meta, para o desenvolvimento dos seus smartphones.

Apesar disso, ainda não existem estudos suficientes que garantam que este limite de radiação emitida seja segura.

Níveis máximos de SAR e conselhos

Existem momentos onde esta taxa atinge os níveis mais altos. Esses momentos são quando o teu telemóvel está com problemas de captura de rede, tentando assim, de forma mais intensa, captá-la.

auricularAssim, deve evitar zonas como caves, elevadores, entre outras localizações com pouca rede para efectuar chamadas. Quando uma chamada é efectuada ou recebida, nos primeiros segundos, o dispositivo também emite mais SAR, pelo que é aconselhável aguardar uns 3 segundos antes de se colocar o telemóvel no ouvido.

É também aconselhado o uso de auriculares, por forma a evitar o contacto do mesmo com a cabeça.

dual simDispositivos com dois SIMs (2 cartões) emitem mais SAR, isto se tiverem a ser utilizados os 2 em simultâneo, o que é normal de acontecer, pois enquanto fala com um, o outro está a receber dados móveis.

Se o equipamento estiver em stand-by, normalmente emitirá menos radiação. No entanto existem muitos estudos a desaconselhar dormir-se ao lado de um equipamento deste género, devendo estar estar colocado a uma distância de segurança do corpo humano e idealmente coloca-lo em modo de voo. Desta forma, a não comunicar com as redes, diminui o risco para aproximadamente 0.

Tipos de SAR

Sobre esta radiação, distinguem-se 2 tipos. A SAR do corpo (body SAR) e a SAR da cabeça (head SAR).

São medidas em diferentes posições. O SAR do corpo refere-se à radiação da parte de trás do dispositivo, parte essa onde segura o telemóvel. Tem normalmente maior valor, por estar mais perto da origem da radiação. Por outro lado, a SAR da cabeça vem do vidro do ecrã.

A SAR da cabeça aquece algumas células do teu cérebro, apesar de estar protegido pelo esqueleto.

SAR - cerbro
Cérebro humano antes e depois de ser utilizado um telemóvel por 15 minutos consecutivos.

Artigos relacionados

Fonte: Munditalab

Gearbest Huge discounts on Networking & Accessories promotion


Grandes descontos em equipamentos de rede e acessórios

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Xiaomi Mi Band 4 vs Mi Band 3

Xiaomi Mi Band 4 – unboxing, review e comparação com a 3

Conseguimos ser dos primeiros reviewers nacionais a ter acesso a esta nova band e fizemos assim um vídeo a comparar a Mi band 4 com a Mi band 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.