A Xiaomi Mi Band 3 é possivelmente a smartband mais conhecida do mercado. Essa fama é bem merecida, pois para o preço que custa é sem dúvida alguma uma “flashkiller” no mercado de smartbands.
A sua antecessora vendeu milhões de unidades, sendo a mais conhecida no mercado. Aliás, se olhasse em redor, num sítio movimentado, conseguia ver várias pessoas a utiliza-la.
Sobretudo, a versão 2 era considerada uma smartband indestrutível, com uma qualidade muito acima da média. A Mi Band 3, herdou a mesma génese, mas aprimorada em todos os sentidos.
O que melhorou na versão 3 da Mi Band
A versão 2 era resistente à água, sendo que nunca a tirei do pulso durante mais de 1 ano, tomando banho com ela, indo às praias, rios, piscinas, etc… No entanto, apesar de ser resistente, não tinha qualquer certificação. Pois bem, a Mi Band 3 já a tem. Acima de tudo, é resistente a até 50 metros de profundidade. Com efeito, o tratamento que lhe tenho dado é similar ao que dei à versão 2 e não tenho tido qualquer problema neste aspecto.
Em relação ao display, além de este dispor de mais informação, tem novas e interessantes funcionalidades. O mesmo é muito mais luminoso que a versão 2, o que significa que em ambientes com muita luminosidade, continuas a conseguir consultar a informação mostrada.
Na anterior, a medição de batimentos cardíacos eram efectuados manualmente, a não ser que estivesses em modo de actividade física. Na nova versão, além de medir constantemente no modo de atividade, no modo de repouso mede em períodos de 1, 5, 15 ou 30 minutos, por forma a te apresentar gráficos com uma informação interessante ao longo do dia.
Tem uma duração de bateria fabulosa para as funções que dispõe. Embora esta duração dependa de como a configuras, numa utilização normal, dura até 2 semanas. No entanto, numa utilização mais intensa, a duração pode encurtar para 4 dias, o que continua a ser uma excelente autonomia para este tipo de dispositivos. No entanto, em relação à sua antecessora (Mi Band 2), perdeu neste aspecto. Como resultado, carregava-a de 20 em 20 dias, sem qualquer preocupação.
O Mi Fit
A aplicação por defeito da Mi Band é a Mi Fit. Uma aplicação bastante completa e com um excelente grafismo… Contudo, não és obrigado a o utilizares, podendo utilizar o Google Fit para esse mesmo efeito. No entanto, para que a band comunique com o Google Fit, necessita de ter instalado alguma aplicação que comunique directamente com a Band, pelo que é necessário a sua instalação e configuração. Existem também outras apps para o efeito, mas para mim, nenhuma se equipara às potencialidades nem ao grafismo interessante do Mi Fit.
Não é a melhor app para Fitness, pois apenas permite medir os seguintes perfis de desporto:
- Corrida
- Passadeira
- Caminhada
- Bicicleta
Falta assim outros desportos, como o futebol, natação, musculação, andebol, ténis, entre muitos outros. No entanto, apesar de não estar preparada para monitorizar esse tipo de desportos, faz muito bem a sua função.
É uma smartband e não um smartwatch
Apesar de ter a maioria das funcionalidades de um smartwatch, não te permite receberes ou efectuares chamadas. Permite sim rejeitares uma chamada, ou ler uma fracção de uma mensagem, quer SMS, quer via outras aplicações de chat.
Funcionalidades da Mi Band 3 com o Mi Fit
- Contador de passos
- Conta os teus passos e actividades ao longo do dia;
- Indica a que distancia estás dos restantes utilizadores;
- Qual a distância percorrida;
- Número de calorias queimadas;
- Mostra os dados estatísticos de quantos passos, km, combustível economizado e kg de calorias queimadas
- Histórico diário, semanas e mensal
- Medir horas de sono
- compara o tempo de sono leve, profundo e acordado;
- dá dicas para melhorar o teu sono (horas de adormecer e acordar, total de horas de sono, etc.);
- mostra dados estatísticos em relação aos outros utilizadores;
- Todos o histórico por dias, semanas e meses.
- Frequência cardíaca
- Dados estatísticos de quantas horas esteve relaxado, leve ou intenso;
- Valores mínimos médios e máximos de frequência cardíaca;
- Consegue-se navegar pelos vários dias, mas ainda não existe histórico semanas e mensal.
- Medição de peso
- Funcionalidade da aplicação – não é funcionalidade da Mi Band. No entanto pode-se adicionar manualmente ou através de uma balança Bluetooth compatível com a Mi Fit.
- Últimas sequencias
- Mediante o objectivo que definires, consegues ver quantos dias consecutivos conseguiste passar os mesmos.
- Actividade
- Corrida ao ar livre
- passadeira,
- bicicleta ao ar livre
- caminhada
- Após uma actividade é possível visualizar todo o percurso tendo as seguintes informações:
- Mapa do percurso
- Detalhes:
- tempo total
- calorias queimadas
- velocidade máxima, média
- frequência cardíaca
- velocidades médias por km e respectivos tempos
- Gráficos:
- Velocidades
- Frequências cardíacas
- Altitudes (não disponível para a Mi Band)
Vídeo de review após 2 meses de uso
Conclusão
Como vês é um dispositivo muito completo, cujo preço é fabuloso para as funcionalidades.
Com efeito, o valor desta ronda os 25 e os 45 euros, dependendo de onde se compra. Está atento à nossa página do Facebook, pois costumamos mostrar lá cupões de descontos interessantes.
Todavia, aconselhamos-te a comprares a versão Internacional. Caso contrário, terás de fazer algumas alterações para esta te mostrar as informações em Inglês. Ao propósito, vê mais sobre este assunto no nosso artigo recente “Xiaomi Mi Band 3 – 3 métodos para a alterar de Chinês para Inglês“.
Por fim, é uma Excelente prenda para oferecer, tendo já dado algumas unidades a membros da minha família, que a têm utilizado diariamente 🙂
De momento consegues esta band por 22,49€ na GearBest – http://bit.ly/2Qx0Cwq
Excelente preço!