Início / Benchmarks & Reviews / Xiaomi Mi Router 3 vs Xiaomi Mi Router 4

Xiaomi Mi Router 3 vs Xiaomi Mi Router 4

Xiaomi Mi Router 4 vale a pena?

Xiaomi-Mi-Router 3 vs 4

A Xiaomi recentemente colocou à venda o seu novo router Xiaomi Mi router 4, que vem substituir o seu famoso Mi router 3. De certo que há algo de novo. Vale a pena fazer o upgrade? Afinal é uma boa compra?

Xiaomi-logoDepende… Se não tens um Mi Router 3 e queres um novo router, ou um wireless ou wired repeater, sim, é uma boa opção. Não existe um equipamento tão interessante (relação qualidade/preço) no mercado.

Fazer o upgrade do Mi Router 3 para o 4?

Do mesmo modo, se já tens um Mi Router 3 e estás a pensar em fazer um upgrade, a reposta depende da tua estrutura de rede.

ThoughtsApesar disso, a verdade é que a alteração é muito pequena. Este novo router tem um processador ligeiramente mais recente (passou do MT7620A para o MT7621A). Além disso, as portas Ethernet passaram de 100Mbps para 1000Mbps (Gigabit). À parte disso, as normas e antenas são as mesmas (diferem apenas no design).

Portanto, se estás a utilizar o teu router Xiaomi Mi Router 3 no modo Wireless repeter, recebendo o sinal por wireless e retransmitindo-o pelo mesmo meio, não tens qualquer vantagem.

Se recebes o sinal via cabo Ethernet, sendo que esse cabo e o teu router principal suportam Gigabit, então poderás ter uma velocidade aumentada. Apesar disso, não é notório o aumento dessa velocidade, quando ligado o dispositivo cliente por wireless (exemplo: smartphone). Obviamente se o dispositivo estiver ligado via cabo Ethernet a uma das 2 portas LAN disponíveis, aí sim, a diferença é de 10x mais rápido (velocidade para a rede local, pois para o exterior – Internet – irá sempre depender do contrato e velocidade da ligação à mesma).

Desvantagens do Mi Router 4

dont panicInfelizmente a Xiaomi retirou desta nova versão (4) a porta USB, pelo que não dispõe da possibilidade de ligar um disco USB para servir de partilha de dados na rede. Também ainda não foi criada uma ROM em Inglês, pelo que de momento todas as opções através do webbrowser são em Chinês (sendo necessário o uso do Google Translate do Chrome). Todavia no Mi Router 3 não tens esses entraves, pois dispõe da versão Internacional / Global e inclui a porta USB. No entanto pela aplicação Mi Wifi, disponível na Google Play, todas as opções estão em Inglês, tendo cerca de 80 a 90% das opções disponíveis através desse método de configuração.

Características do Xiaomi Mi Router 3 e Mi Router 4

  Xiaomi Mi Router 3

xiaomi-mi-router3

Xiaomi Mi Router 4

xiaomi-mi-router4

Processador MT7620A MT7621A
Memória RAM 128MB DDR3 128MB DDR3
Memória ROM 128MB SLC Nand Flash ROM 128MB SLC Nand Flash ROM
Portas LAN 2x 100Mbps 2x 1000Mbps
Porta USB Sim Não
Wireless 802.11 n+ac até 1167Mbps,

Dual Band 2,4GHz e 5GHz

802.11 n+ac até 1167Mbps,

Dual Band 2,4GHz e 5GHz

Antenas 4 x 6dBi 4 x 6dBi
Consumo energético 12W 12W
Preço atual 22 a 30 € 38 a 50 €

Onde comprar o Xiaomi Mi Router 3 e Xiaomi Mi Router 4

runAo melhor preço e de confiança, normalmente na GearBest: Xiaomi Mi Router 3 e Mi Router 4 ou na BangGood: Xiaomi Mi Router 4.

De notar aqui 2 importantes informações. Os routers que recomendamos, são as versões 3 e 4. Assim, não recomendamos as versões 3C, 4Q, 4C, etc, pois as especificações e o alcance dos mesmos são piores. Além disso o método de envio, deverá ser o de “Linha prioritária” na GearBest ou “Priority Direct Mail” ou “Europe Mail” na BangGood. Desta maneira, se estiver num armazém fora da União Europeia, não deverás ter problemas na alfândega, pois este virá através de um armazém Europeu. Se quiseres mais informações de como fazer compras pelas plataformas chinesas, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Comprar de forma segura nas plataformas Chinesas.

Links relacionados

Vídeos da análise ao Xiaomi Mi Router 4

Vídeos das funcionalidades do Xiaomi Mi Router 3

Original Xiaomi Mi Router 4 - WHITE

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de Área de formação em TI na ATEC – Academia de Formação; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Antutu-201810

Análise dos resultados da AnTuTu de Outubro de 2018

Eis o resultado anunciado hoje pela Antutu para o passado mês de Outubro de 2018. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.