Rato ergonómico – teste e opinião

Têm aparecido alguns ratos, indicados como ratos ergonómicos que alegam que permite termos o nosso braço numa posição mais confortável e mais “saudável” podendo evitar a síndrome do túnel de cárpico (dores no pulso e eventualmente em alguns dedos, “formigueiro” nas mãos ou braço).

Decidi procurar um rato mais confortável e ergonómico e aparentemente não faltam ofertas e a preços muito acessíveis… Nada como procurar na GearBest… Optei por um rato ergonómico vertical, permite ter o antebraço numa posição mais natural evitando a torção do mesmo.

Rato-ergonómico-MODAO-E1803-posições

Rato ergonómico MODAO E1803

O modelo escolhido foi o MODAO E1803 com fio que possui as seguintes características:

  • Cumprimento do cabo (m): 1.5 m
  • Ligação: Cabo
  • Tipo de ligação: USB
  • Resolução: 1000DPI,1600DPI,2400DPI,3200DPI
  • Sistemas Operativos compatíveis: Linux,Mac OS, Windows 10, Windows 2000, Windows 2003, Windows 7, Windows 8, Windows ME, Windows Vista, Windows XP
  • Ajuste de DPI: Sim

Ao primeiro olhar parece que comprei um ferro de passar a roupa de viagem, mas não.

Rato-ergonómico-MODAO-E1803-imagens-embalagem

Ligo ao computador e rapidamente é detetado pelo Windows 10 e com todos os botões funcionais. O material é agradável ao toque, não é feito de plástico duro, que a longo prazo pode ser um problema para limpar.

Rato-ergonómico-MODAO-E1803-teste

As características indicam ter a possibilidade de alterar a precisão do rato, ou seja, os DPI a usar. É uma funcionalidade que ainda não consegui testar a 100%, nota-se que a sensibilidade do curso altera quando pressionamos o botão de DPI, mas ainda não consegui confirmar os valores indicados nas características anunciadas. Possui também umas luzes LED na parte lateral que apenas têm efeito decorativo, mas creio que os gamers irão apreciar. Conta também com o tradicional botão de scroll.

Rato-ergonómico-MODAO-E1803

Até ao momento a adaptação tem sido fácil, apesar do choque inicial de colocar a mão de forma diferente, facilmente temos acesso a todos os botões, creio que o conceito de ergonomia foi atingido. Agora só com uma utilização mais longa se poderá verificar se realmente permite reduzir eventuais dores no pulso e antebraço.

Quanto custa e onde comprar?

Faço notar que este é um rato de preço extremamente acessível na minha opinião e que existem muitos mais e com preços variados, apesar de todos serem fisicamente parecidos, existe como é óbvio versões sem fio. Fica uma ligação de uma pesquisa por ratos ergonómicos na gearbest.

Sobre compras no GearBest, recomendo a leitura do seguinte artigo: Comprar de forma segura nas plataformas Chinesas.

Sobre Nuno Fonseca

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Instrutor CISCO. Formador de TI na ATEC e CEASE.

Veja também

Huawei Watch GT 2 - review

Huawei Watch GT 2 vs GT vs Amazfit GTR

O Huawei Watch GT2 é um dos melhores smartwatch em termos de autonomia em 2019. Vídeo comparativo com o Huawei Watch GT e o Xiaomi Amazfit GTR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.