Blockchain – o que é?

Blockchain é um termo, de certeza já escutado por todos que se dedicam à área de Tecnologias de Informação e mesmo fora dessa área, sempre que se fala em moedas virtuais é habitual ouvir o termo blockchain.

Blockchain

Pode-se dizer que a tecnologia de blockchain está por detrás das moedas virtuais, mas não só. Não param de surgir novas ideias que baseiam na tecnologia de blockchain. Mas o que faz realmente essa tecnologia, como funciona?

Como funciona o blockchain?

De uma forma simplista o blockchain permite guardar informação. Essa informação é guardada em “blocos”. Cada bloco tem os dados (relativos a uma transação por exemplo), um hash desses mesmos dados e um hash relativo ao bloco anterior. O facto de ter o hash do bloco anterior permite criar uma corrente de blocos (blockchain).

blockchain
Figura 1- Constituição de um bloco

Sempre que os dados de um bloco sejam alterados o hash também será alterado, como os blocos seguintes têm o hash do bloco anterior é possível detetar que os dados foram corrompidos. No entanto com o poder computacional hoje em dia poderia ser possível alterar os hashs dos blocos seguintes de forma ao bloco corrompido ser considerado válido.

De forma a mitigar esta possibilidade, o blockchain usa um conceito chamado “proof-of-work”, no caso das transações de bitcoins faz com que um bloco demore cerca de 10 minutos a ser criado, a ideia é que seja praticamente inviável conseguir adulterar um bloco e os blocos seguintes de forma indetetável, além disso, tudo é feito de forma distribuída, ou seja a informação não está toda localizada num único ponto. Todos os utilizadores/nós recebem o blockchain e têm que obter as mesmas hashs, só se existir este consenso é que um bloco será considerado válido.

blockchain_featured

Para ser possível adulterar um bloco seria necessário conseguir alterar os hashs, refazer o proof-of-work e teria que ser feito em vários nós (50%) da rede que têm a blockchain só assim um bloco adulterado poderia ser considerado válido.

Aplicações das blockchains

A evolução das blockchains tem sido uma constante e cada vez mais há novas possibilidades para o seu uso.

O uso de blockchains pode ser variado e não apenas para transações financeiras, sempre que seja necessário guardar dados de uma forma segura o uso de blockchains pode ser considerado.

Artigos relacionados

Sobre Nuno Fonseca

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Instrutor CISCO. Formador de TI na ATEC e CEASE.

Veja também

linux-containers-lxc

LXC – Criar o primeiro container

Como já dito no artigo anterior, LXC – Linux Containers, é uma forma de virtualização …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.