O Microsoft Surface Pro 6 é já oficial. Eis tudo o que necessita de saber sobre o mesmo.
Antes de ontem, no evento da Microsoft, foi finalmente confirmado o sucessor do Surface Pro de 2017, tal como o Microsoft Surface Studio 2, cujo artigo publicamos ontem.
O seu design permanece intacto há já vários anos, bem como o nome “Surface Pro”.
No entanto, existem novidades interessantes.
Data de lançamento e preço
Iniciará com a versão mais lite perto dos 900€ e estará disponível para os Estados Unidos a partir de 16 de Outubro. Para este preço, não está incluído a capa com teclado, que deverá rondar os 150€ como os seus antecessores.
Também, como já é usual na linha Surface, irão existir várias versões, com base nas principais características, ou seja, processador, memória RAM e espaço de armazenamento.
Processador, autonomia, ecrã e câmara
Como já era de esperar, irá ser equipado com a 8ª geração de processadores da Intel. Ainda não se sabe ao certo quais os processadores que serão utilizados, desta geração, mas terão no mínimo 4 cores, sendo os primeiros Surface Pro a terem tanto poder de processamento.
Adicionalmente, a Microsoft anuncia que este trará até 13 horas e 30 minutos de capacidade de bateria, a mesma que a geração anterior e 67% de mais desempenho no geral. Se estes valores forem reais, será excelente!
Todavia o ecrã será de 12,3″ PixelSense, com 267 PPI (pontos por polegada), o que significa que terá mais 3,8 PPIs a mais do que o seu rival MacBook Pro, idêntico ao da geração anterior.
Retorno do preto e com dock
Ainda mais novidades dadas pela Microsoft. Pois o preto irá voltar… Desde o Microsoft Surface 2 que a Microsoft deixara o preto em prol do cinzento. Pois bem… Agora irão existir as 2 cores, ou seja, o preto e o cinza.
Irá existir, tal como na versão anterior uma dock que permitirá ligar vários monitores e outros periféricos.
Não inclui USB tipo C
Ao que parece, não é neste equipamento que a Microsoft apostará em portas USB tipo C. Esta tecnologias está já presente na maioria dos dispositivos actuais e começa já a ser muito utilizada.
Para carregamento, a Microsoft apostou num novo conector, muito idêntico ao utilizado pela Apple, descontinuando assim o MagSafe.
A SPEN (Surface PEN)
Provavelmente a Surface PEN irá ser idêntica à do Surface Pro de 2017. No Surface Pro 6 suporta 4096 níveis de sensibilidade à pressão, tal como o seu irmão maior, o Microsoft Surface Studio 2. No entanto irá permitir escrever directamente na aplicação Mail do Windows 10.