SSD vs HDD – comparação com Acer Nitro 5

HDD vs SSD

Hoje trazemos aqui dois equipamentos exactamente iguais, que apenas diferem no disco (SSD vs HDD). Os equipamentos de teste foram os Acer Nitro 5.

Eis as principais características do Acer Nitro 5 AN515-52:

  • acer nitro 5Processador: Intel® Core™ i7-8750H Hexa-Core, 2.20 GHz com Turbo até 4.10 GHz, 9 MB Cache
  • Memória RAM: 
    • 8GB (1x8GB) DDR4
    • 2 x Slots SO-DIMM (1 x livre / 1 x ocupado) – total até 32GB
  • Gráfica: Intel® UHD Graphics 630 + NVIDIA® GeForce® GTX 1050 4 GB GDDR5
  • Ecrã: 15.6″ Full HD (1920 x 1080), ComfyView, Tecnologia IPS
  • Armazenamento: HDD 1TB a 7200 rpm vs upgrade de SSD 1TB Samsung 850 Pro
  • Interfaces:
    • 1 x USB 3.0
    • 2 x USB 2.0
    • 1 x RJ-45
    • 1 x Saída HDMI
    • 1 x USB 3.1 Gen 1 Type-C
    • 3.5mm combo audio jack
    • Leitor de cartões SD
  • Comunicações: Wireless 802.11ac + Bluetooth® 5.0

Testes práticos SSD vs HDD

searchTodavia, como o upgrade efectuado com um dos melhores SSD do mercado, o Samsung 850 Pro, que suporta Rapid Mode e Over Provisioning, decidimos desactivar essas funcionalidades para que os resultados fossem de um SSD normal.

Assim, começamos os testes que forma os seguintes:

  • Arranque do Microsoft Windows 10 e abertura do gestor de tarefas
  • CrystalDiskMark
  • GFXBench DX Benchmark

Eis assim os nossos resultados:

Arranque do Windows

clockPrimeiramente, aqui a diferença é estrondosa. Se formos a comparar o arranque apenas, podendo não estar pronto a trabalhar, a diferença é de 5 vezes mais rápido, o SSD. No entanto, se formos a pensar na disponibilidade do mesmo, após arranque, o SSD ganha por muito mais, pois após o arranque está pronto a utilizar.

Os resultados deste teste foram:

  • SSD: 10.2 segundos + praticamente pronto a utilizar
  • HDD: 53.5 segundos + 30 segundos a processar o gestor de tarefas

CrysrtalDiskMark – SSD ganha mesmo por muito

Em resumo, os resultados são estrondosos… Em primeiro lugar, o Crystal Disk Mark é uma aplicação que testa sequências de leitura e escrita (várias vezes consecutivas) por forma a avaliar a taxa de transferências de ficheiros no disco. Este começa com um teste mais simples e vai evoluindo para “provas” mais complexas. Dessa forma, esta aplicação é assim das melhores para fazer o teste de comparação SSD vs HDD.

De notar que esta aplicação é a mais famosa mundialmente para o efeito e os resultados são os seguintes:

CrystalDiskBench SSD vs HDD

Teste aplicado 5 x 1 GiB – SSD vs HDD

SSD (MB/s) HDD (MB/s) Diferença leituira Diferença escrita
Leitura Escrita Leitura Escrita
Seq Q32T1 557,6 523,4 133,1 124,8 419% 419%
4KiB Q8T8 395,5 347 0,774 0,997 51098% 34804%
4KiB Q32T1 219,6 202,3 0,796 0,973 27588% 20791%
4KiB Q1T1 30,42 75,39 0,4 0,904 7605% 8340%

Inegavelmente é espantoso a diferença de resultados. Assim, no mínimo, o SSD é 419% mais rápido que um HDD, podendo ser mais de 510 vezes superior em termos de performance, dependendo da operação no disco a ser efectuada!

CrysrtalDiskMark – SSD – resultados com Boost

Se activarmos os modos da Samsung, através da aplicação Samsung Magician, ou seja, o Rapid Mode e o Over Provisioning (ocupa parte do disco, para efectuar uma espécie de memória cache, para o acesso ser ainda mais rápido), os resultados são imbatíveis:

Samsung 850 Pro com Rapid Mode e Over Provisioning

Obviamente que estamos a falar do “topo de gama” dos SSDs no seu máximo desempenho… Assim, analisando os resultados, conseguimos verificar que este fica quase 10 vezes mais rápido que um SSD normal… Fabuloso…

GFXBench DX Benchmark – simulação em jogos

Por fim, o GFXBench é uma aplicação de teste a performance dos computadores, nos jogos que utilizam recurso ao DirectX. Assim, aqui os componentes principais são o CPU e GPU.

GFX Bench SSD vs HDD

Todavia, com o SSD terminou o teste em 11 minutos e quatro segundos, ao passo que com o HDD demorou apenas mais 12 segundos. Semelhantemente, nos resultados finais, ficaram quase iguais. Certamente que é normal que a melhoria não seja significativa neste campo, sendo que a única diferença em termos práticos, nos jogos, é o tempo dos loading. Estes ficam circunstancialmente melhorados. Assim, em termos de jogabilidade o resultado é quase nulo.

Conclusão

ApprovedPara nós, o melhor upgrade que pode ser feito a qualquer PC é a migração para um disco SSD.

Igualmente podem ver pelos testes que, em termos práticos, este upgrade altera em muito a experiência de trabalho em qualquer máquina. Pode ser qualquer SSD, não sendo necessário comprar o mais XPTO disco do mercado, pois os desempenhos entre eles são idênticos.

Obviamente que se o teu trabalho é edição de vídeo, então aí, o ideal é este ter muita performance e o que recomendamos, para esse caso, é mesmo a série Pro da Samsung com os modos activos ;-). Para gamming, apesar de interferir, a diferença é mesmo muito baixa, pois apenas se verifica a mesma, no acesso à informação no disco, ou seja, em loadings

your the best

Portanto, para este último caso, o importante é ter memória RAM suficiente, um bom processador, uma boa gráfica e uma refrigeração suficientemente boa, para que não haja sobreaquecimento que irá fazer com que a performance seja “cortada” por forma a manter o sistema arrefecido.

Espero que tenhas gostado desta comparação SSD vs HDD. De facto, se foi de teu agrado, agradecia que visses o nosso vídeo e no final colocasses um LIKE e subscrevesses ao nosso canal do YouTube, por forma a nos incentivares a continuar a produzir este tipo de conteúdos ;-).

O nosso vídeo no YouTube sobre este teste

Artigos relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

comparativo Xiaomi Mi 9T vs Redmi Note 7

Xiaomi Mi 9T vs Redmi Note 7

Comparativo de 2 smartphones muito interessantes, o Xiaomi Mi 9T e o Redmi Note 7. Os melhores smartphones até 200€ e até 300€ em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.