Início / Apps / Google Chrome já tem 10 anos!

Google Chrome já tem 10 anos!

google-chrome

Google Chrome

A Google lançou o seu browser há já 10 anos, a 2 de Setembro de 2008, inicialmente para o Microsoft Windows. A primeira versão era uma versão beta, sendo a versão final lançada a 11 de Dezembro de 2008. Mais tarde ficou também disponível para as restantes plataformas populares, ou seja, o Linux, MacOS, iOS e Android.

Desde cedo optou por um visual minimalista. Assim ganhou muitos fãs, pois muitos utilizadores estavam cansados do inseguro Internet Explorer e do “pesado” Firefox.

Após uma década do seu lançamento, este já domina o mercado global em todas as plataformas, com quase 60% do mercado. Em suma, o Chrome é actualmente mais do que um simples browser, sendo praticamente uma plataforma que corre em Microsoft Windows, MacOS, Linux, Android e iOS.

Deixamos, por fim, os últimos dados estatísticos na indústria de browser (navegadores).

Google Chrome lidera o mercado mundial de Browsers

Este navegador é actualmente o mais utilizado no mundo, em todas as plataformas, com quase 60% dos utilizadores (segundo os dados de Agosto de 2018 da StatCounter). Segue-se o Safari, com cerca de 14,5% e os restantes, todos abaixo dos 5% cada.

StatCounter-browser-ww-monthly-201707-201808
Browser no mundo – Média para todas as plataformas (Fonte: StatCounter)

BrowsersOnde existe maior disparidade é em computadores Desktop, com quase 68% seguido do Firefox com apenas 11%, Internet Explorer 7%, Safari 5% e Edge 4%, restando apenas 5% para os restantes.

Onde o Safari vence é nos Tablets, o que não é de surpreender, pois os iPads lideram este mercado. Em resumo, os valores para este tipo de plataforma são 60,6% Safari, 25,3% Chrome e 11,5% Android.

Na indústria de telemóveis (smartphones), o líder é também o Google Chrome, com 56%, seguido do Safari com 18,5%.

Google Chrome em Portugal

No mercado Português, os valores são idênticos ao mundial, mas mais a favor da Google, com 68% de liderança em todas as Plataformas. O Safari detém 12,4%, o Firefox quase 7%, deixando o resto abaixo dos 5% cada.

Isto deve-se ao facto de haver menos dispositivos Apple, cujo browser nativo é o Safari.

StatCounter-browser-PT-monthly-201707-201808
Browser em Portugal – Média para todas as plataformas (Fonte: StatCounter)

Google Chrome no Brasil

No mercado Brasileiro, os valores são ainda mais favoráveis. Como resultado, o Google Chrome é o líder do mercado, com uns esmagadores 80%. Em conclusão, o Safari apenas aparece em 3º lugar, com menos de 5% e em segundo o Firefox com 5,5%.

StatCounter-browser-BR-monthly-201707-201808-bar
Browser no Brasil- Média para todas as plataformas desde Julho de 2017 até Agosto de 2018 (Fonte: StatCounter)

Referências: Wikipédia, StatCounterChrome

Artigos relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Notícias de Tecnologia #24

Samsung Galaxy Note 10, Iphone 11 e boom!!! – Notícias #24

Esta semana destacou-se por rumores do Samsung Galaxy Note 10, rumores do Iphone 11 e novidades do nosso canal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.