Início / Desenvolvimento / Desenvolvimento Ágil com Scrum (Parte 1)

Desenvolvimento Ágil com Scrum (Parte 1)

A gestão de projetos de software pode ser simplificada usando metodologias apropriadas, como a metodologia Scrum, de desenvolvimento ágil.

Desenvolvimento Ágil

O desenvolvimento ágil tem por base a existência de um feedback contínuo que engloba todos os intervenientes afectos a um projecto. Assim, é expectável desenvolver código funcional com alta qualidade, através de uma série de iterações curtas e bem delimitadas.

Scrum

É uma metodologia de desenvolvimento ágil para gestão dinâmica de projectos complexos. Este, permite uma gestão eficaz e eficiente de um projecto, tirando o maior partido das equipas de trabalho. Além disso, facilita a definição de objetivos e ajuda a cumprir os prazos estabelecidos.

Os participantes de um projecto desenvolvido recorrendo a esta metodologia são: Scrum Master, Product Owner e Development Team.

Intervenientes do Scrum, metodologia de Desenvolvimento Ágil

O Product Owner é o dono do produto ou projecto ou um representante da empresa. Este tem total conhecimento das regras de negócio e das funcionalidades do mesmo, porque representa os utilizadores finais ou clientes. Também é responsável por definir quais os requisitos que vão fazer parte do product backlog e respectivas prioridades do seu desenvolvimento.

O Scrum Master é o responsável por fazer com que todos os intervenientes sigam o Scrum e faz a importante ligação entre o Product Owner e a equipa de trabalho. O Scrum Master, em conjunto com o Product Owner, organiza os requisitos do product backlog e define as tarefas das sprints. É também responsável por:

  • orientar as reuniões,
  • fazer o acompanhamento do trabalho desenvolvido pela equipa,
  • certificar-se que cada elemento da equipa tem as ferramentas necessárias para cumprir a sua função da melhor forma possível,
  • remover impedimentos e proteger a equipa de riscos e interferências externas que possam prejudicar o bom funcionamento da mesma.

Development Team é a equipa que trabalha para o desenvolvimento do projeto ou produto. Além disso, a equipa deve ser multifuncional, auto-organizada e autogerida. Mais importante, esta é a responsável pelas entregas intermédias de cada fase do projecto nas sprint review e pela entrega final do produto.

Na segunda parte do artigo Desenvolvimento Ágil com Scrum, abordaremos o processo de desenvolvimento proposto por esta metodologia.

Mais informação em Scrum.org.

Sobre Helder Rodrigo Pinto

Engenheiro Informático; Mestre em Engenharia Informática - Ramo Multimédia; Doutorando em Média Digital; Formador e coordenador na ATEC, CESAE e ISTEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.