Início / Notícias / Apple iPhone XS, XS Max e XR apresentados

Apple iPhone XS, XS Max e XR apresentados

iphone-xr-xs

Antes de ontem, dia 12, a Apple anunciou os seus próximos modelos iPhone.

Os novos modelos terão o nome de iPhone XS e iPhone XR, havendo também uma variante do XS maior (XS Max). Pois não é de espantar ver 3 modelos anunciados em simultâneo, devido aos rumores e fugas de informação nos últimos tempos na Internet. Embora houvessem rumores, todos indicariam que a maior versão se chamaria XS Plus, mas foi chamado de XS Max.

No entanto deixo já aqui algumas das especificações mais importantes:

  • Processador biônico A12
  • Resistência à água certificada IP68
  • Câmaras actualizadas de 12MP
  • Opção de 512GB de armazenamento
  • Dual-SIM

Esta última característica era há muito aguardada pelos fãs da marca e finalmente chega ao mundo da Apple.

Disponibilidade e preços

Ainda não se sabe ao certo quando estes entrarão no mercado Português e Brasileiro, bem como ainda não se sabe o preço em Euros ou R$. No entanto já é conhecido esses valores em dollars, para o mercado Americano e do Reino Unido.

iPhone XS (5.8-inch) iPhone XS Max (6.5″)
64GB $999 / £999 $1099 / £1099
256GB $1149 / £1149 $1249 / £1249
512GB $1349 / £1349 $1449 / £1449
Cores Ouro, Prata, Cinzento Escuro Ouro, Prata, Cinzento Escuro

Estes 2 equipamentos estarão disponíveis em pré-venda nestes 2 mercados a partir do dia de hoje. Assim, deverão ser entregues aos clientes a partir do dia 21 deste mês. Embora seja já disponibilizado as versões de topo, a versão mais económica, o XR estará apenas disponível no mesmo mercado em pré-venda a partir do dia 19 de Outubro. Por conseguinte, o preço deste último é ligeiramente “mais simpático” rondando os $749 / £749 para a versão de 64GB e $899 / £899 para 128GB de armazenamento. Ainda assim, acaba por ter mais opções de cores, sendo estas mais alternativas.

iphone-xs-preços

Design e Especificações

Como já era de esperar, o design seguiu a linha do iPhone X.  Assim sendo, no caso do novo XS é exactamente igual a nível de dimensões e localização dos botões, pelo que as capas do X irão servir no XS.

Estes são fabricado com alumínio e vidro, tal como o seu antecessor. Por outro lado, em vez da certificação IP67, a Apple decidiu investir mais neste parâmetro, tornando-o mais resistente, conseguindo assim a certificação IP68. Assim, consegues mergulha-lo a 2 metros de profundidade e permaneceres com o mesmo durante 30 minutos sem qualquer tipo de infiltração… Obviamente que não te aconselhados a testar esta funcionalidade ;-).

No caso da versão mais económica, a XR, manteve-se a certificação IP67.

iphone-xr
iPhone XR – cores

Dimensões e peso

As dimensões e o seu peso são os seguintes:

  • iPhone XS: 143.6×70.9×7.7mm, 177g
  • iPhone XS Max: 157.5×77.4×7.7mm, 208g
  • iPhone XR: 150.9×75.7×8.3mm, 194g

Ecrã

O XS é um pequeno upgrade ao X. Tem a mesma resolução, o mesmo tamanho de 5.8″, mas com um melhor contraste de 1.000.000:1, que a Apple afirma que tem 60% de maior alcance dinâmico.

O XS Max é apenas maior… Tem o mesmo design, mas um ecrã de 6,5″ e o tamanho é muito idêntico ao iPhone 8 Plus. No entanto, em relação a este último, tem mais 1″ de dimensão. De forma a manter a mesma densidade de pixeis, esta versão conta com uma resolução de 2688×1242.

Por fim, o XR contará com um ecrã de 6,1″, com uma menor densidade de pixeis, contando com uma resolução de 1792×828. o contraste também é bem menor (1400:1).

Ambos os ecrãs contam com as mesmas características:

  • Toque 3D
  • Toque para acordar
  • Camada de toque com uma frequência de 120Hz
  • Brilho máximo de 625 nits

Desempenho

O novo processador A12 é similar ao A11, com 6 cores no CPU e 4 cores no GPU. Em todo o caso, este é o primeiro processador a usar transistors de 7nm o que o torna consideravelmente mais rápido que o A11. Assim, a Apple diz que o novo mecanismo neural é um chip octa-core que consegue 5 triliões de operações por segundo, o que significa um enorme aumento em relação ao seu antecessor, que conseguia “apenas” 600 biliões.

Na prática, significa que consegue correr 30% mais rápido as Apps, mas as Apps que tiram benefício da aprendizagem da máquina ficarão ainda com uma performance extra.

Câmaras

iphone XS

Aparentemente são iguais às do X. No entanto o sensor principal tem um ângulo mais alargado e aloja mais pixeis. O modo Smart HDR é uma das principais novidades desta câmara. Em conclusão, esta ficou mais aprimorada em relação à do X. No caso da versão “low-cost” a XR, conta apenas com uma câmara (não dupla).

Vídeo de introdução do iPhone XS, XS Max e XR

Artigos relacionados

 

Referências: MacWorld, Apple

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de Área de formação em TI na ATEC – Academia de Formação; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Cyber Segurança

Cyber Segurança o que é?

Como é o mês da Cyber Segurança, outubro, decidimos falar um pouco sobre esta temática. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.