Início / Benchmarks & Reviews / Top 5 telemóveis a gravar vídeo em 4K

Top 5 telemóveis a gravar vídeo em 4K

TOP5-telemoveis-vídeo-4k

Gravação de vídeo 4K – Ultra HD

Resoluções 4k 1080p 720p dvd
Padrão de resoluções

A gravação 4K também denominada por Ultra HD é o modo que dispõe de mais detalhes da actualidade. Os smartphones que dispõe desta opção, já não são raros. Esta opção encontra-se presente em quase todos os topos de gama actuais. Para obterem 4K, necessitam de um sensor de 10 MP para conseguirem captar essa resolução. Também é necessário um processador que acompanhe essa quantidade de pixeis. Captar 30 ou 60 imagens por segundo, nesta resolução exige hardware que seja capaz de o realizar…

De notar que se pretendes fazer, depois de gravares os teus videos, edição de vídeo num PC, 4K é uma resolução mesmo muito pesada. Esta requer características técnicas muito elevadas e dispendiosas para o efeito. No nosso caso, optamos pela resolução de 1080p (FullHD), a 60 frames por segundo, para os nossos vídeos no YouTube, pois é a mais sensata de momento para esse efeito.

Se procuras um smartphone de topo que grave vídeos a 4K, apesar de existirem várias outras opções, aqui ficam as eleitas para o efeito. A ordem apresentada não é necessariamente a ordem de qualidade do dispositivo nas gravações.

apple iphone xApple iPhone X

Apesar de não sermos fãs da Apple, temos de admitir que esta sempre foi excelente no que diz respeito a imagem e vídeo. É sem dúvida uma Excelente opção para 4K. Possui um potente processador da Apple, o A11, e uma camara dupla de 12MP + 12MP para gravação. A bateria de 2.716 mAh está optimizada para durar um dia de trabalho, pelo que deve aguentar bem as gravações. De notar que a gravação a 4K exige muito do dispositivo, drenando muito rapidamente a bateria do equipamento.

Data de lançamento: Novembro de 2017

Samsung Galaxy Note 9Samsung Galaxy Note 9

Este é o smartphone mais recente da Samsung e já está a dar muitas cartas… Lançado há menos de 1 mês, vem equipado com um processador da Samsung, o Exynos 9810 optimizado para imagem e vídeo. Tem provavelmente o melhor ecrã do mercado e também duas camaras, 12MP + 12MP, ideais para vídeos em 4K. Conta com uma bateria de 4.000 mAh, o que significa que consegues fazer vários vídeos neste modo com um carregamento. É o único a ter a capacidade de 512GB de espaço de armazenamento, o que o torna no equipamento mais apetecível nesta especificação.

Data de lançamento: Agosto de 2018

Samsung Galaxy S9+Samsung Galaxy S9+

Idêntico ao Note 9, com o mesmo processador e câmaras, mas com uma bateria um pouco mais modesta de 3.500mAh. Tem uma qualidade de imagem muito acima da média. Cores fenomenais, como já é costume nos equipamentos de topo da Samsung (séries S e Note).

Continua a ser uma excelente compra para este mesmo efeito.

Data de lançamento: Fevereiro de 2018

oneplus 6 midnightOnePlus 6

Se procuras um smartphone de topo para gravação a 4K, então o OnePlus 6 é o ideal. Além de ter um design atractivo, consegue gravar muitas horas de vídeo em 4K. Menos tempo se tivermos a falar do modo de 4K a 60 frames por segundo. É dos únicos a conseguir gravar a 60 fps neste modo e o único a conseguir fazê-lo por 5 minutos consecutivos. Para isso, conta com um sistema operativo optimizado, o Oxygen OS, uma distribuição do Android da autoria da OnePlus, muito idêntica ao Android puro, mas optimizado.

Tem também dupla câmara, 16MP + 20MP para gravação neste modo e estabilização de imagem por software e hardware (EIS e OIS). Dispõe de um excelente ecrã AMOLED da Samsung de 6,28″ que ajudará a veres bem o que estás a gravar. A nível de hardware, conta com o mais recente processador topo de gama da Qualcomm, o SnapDragon 845 e 6 ou 8 GB de RAM. A nível de espaço, para estas gravações, é aconselhado optares pela versão de 256 GB.

Data de lançamento: Maio de 2018

lg-g7LG G7 ThinQ

É surpreendente que o LG G7 Thinq está nos equipamentos de topo de filmagem a 4K, mas é a realidade. Conta com especificações de topo, e tem duas camaras, 16MP + 16MP para este modo de gravação. Tem uma bateria menos generosa, de 3.000 mAh que os restantes, mas permite gravação de algumas horas de vídeo neste modo. Também conta com um processador da Qualcomm, o SD845, tal como o OnePlus 6, e 4 ou 6 GB de memória RAM. Em termos de espaço de armazenamento, conta com 64 ou 128 GB, dependendo da versão. Conta também com um excelente ecrã de 6.1″ com a maior resolução dos 5 (3120×1440 pixeis).

Data de lançamento: Maio de 2018 (a partir de 29 de Junho começou a suportar 4K 60fps)

Fonte: Mr.Phone

Links relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Xiaomi Amazfit GTR vs Huawei Watch GT - comparativo

Xiaomi Amazfit GTR vs Huawei Watch GT

O Xiaomi Amazfit GTR é o mais recente smartwatch da Xiaomi que vem rivalizar directamente com o Huawei Watch GT. Comparação lado a lado em Português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.