Início / Notícias / Huawei promote derrotar o Snapdragon 845 com o Kirin 980

Huawei promote derrotar o Snapdragon 845 com o Kirin 980

huawei kirin 980

Ontem, na IFA em Berlim, a Huawei anunciou o seu novo processador de apenas 7nm, o Kirin 980. Segundo a Huawei, este novo processador, irá destruir a reputação do actual mais potente processador do mercado de dispositívos móveis. É este o Qualcomm Snapdragon 845, que equipa a maioria dos telemóveis topo de gama.

Este, o SD845 está presente no:

entre muitos outros que já mencionamos aqui no nosso site…

Se formos a ver os últimos resultados anunciados pela Antutu Benchmark de Julho de 2018, os 9 smartphones mais rápidos do mercado, dispõe deste processador da Qualcomm.

O que o Kirin 980 traz de novo

kirin-980-tamanhoO novo Kirin 980 é o primeiro a ser construído com a arquitectura de processador ARM Cortex-A76 e o GPU Mali-G76. É o primeiro também a suportar modem Cat.21 de até 1,4 Gbps e suportar memória ram LPDDR4X a 2133MHz. Possiu 6,9 biliões de transistores mede o tamanho de uma unha :-).

Esta tecnologia envolveu mais de 1000 designers de semicondutores e foram criados mais de 5000 protótipos. Trata-se de uma corrida que demorou cerca de 3 anos de intenso desenvolvimento. Resultou assim numa melhoria de 20% de mais velocidade e de uma redução de 40% de consumo de energia relativamente à geração anterior, o kirin 970.

Para indicação, o 970 é o que equipa todos os topo de gama actuais da marca. São estes o Huawei P20, P20 Pro e Honor 10.

Rival Qualcomm Snapdragon 845

snapdragn chipNo entanto, na sua apresentação, a Huawei não quiz comparar com o seu antecessor, mas sim com o seu concorrente, o Qualcomm Snapdragon 845. Em relação a este rival, a Huawei anuncia que é 20% melhor em termos de de largura de banda e 22% melhor a nível de latência, em comunicação com a memória do processador. Em termos práticos, isto significa que será mais rápido a arrancar as aplicações mais populares.

Em termos de jogabilidade, verifica-se mais 22% de fps (frames por segundo) em média e menos 32% de consumo de energia em relação ao mesmo rival, o 845.

Fotografia e Imagem no Kirin 980

kirin 980 arquitecturaNo que diz respeito a fotografia, segundo a Huawei, este novo chip usa um novo dual ISP (duplo Processador de Sinal de Imagem), que consegue processar 46% mais rápido que o seu predecessor, consumindo menos 23% de energia e com uma latência de menos 33%.

Duplicou a sua potencialidade de processamento de AI (Inteligência Artificial). Adicionou assim um duplo NPU (Unidade de Processador Neural) ao Kinin 980. Este duplo NPU irá assistir à tarefa de reconhecimento de imagens, com uma taxa de 4500 imagens por minuto. Na mesma medição, o actual SnapDragon 845 atinge 2371 e o A11, atual processador topo de gama da Apple, apenas consegue uns “míseros” 1458.

Arquitectura do Kirin 980

Esta arquitectura é composta por 8 cores:

  • 2 são para performance (turbo performance)
  • 2  são destinados para performance de continuidade (long-term performance)
  • 4 são utilizados para as tarefas rotineiras para eficiência máxima de energia

Este processador também é o mais rápido de sempre em redes Wi-fi. Conta com velocidades máximas de 1732 Mbps, o que é substancialmente superior ao seu rival SanpDragon 845, cuja velocidade máxima neste aspecto é de 866 Mbps com o seu modem ou de 1083 Mbps, com um modem externo à arquitectura.

Onde vai ser utilizado este tão potente processador?

Huawei Mate 20

Este processador irá ser lançado no próximo modelo de topo da marca, o Huawei Mate 20, a 16 de Outubro de 2018. Este será o principal rival do Samsung Galaxy Note 9. Foi desde sempre intenção da Huawei, desde a primeira versão do Mate, fazer frente à série Note da Samsung.

A Huawei também irá equipar na sua submarca, a Honor, no Honor Magic 2.

Ambos os lançamentos estão previstos até ao final do presente ano.

Nossa conclusão / opinião

Se estes valores forem efectivamente os verdadeiros, a Huawei poderá possuir pela primeira vez, o processador mais potente do mercado. Obviamente que estamos a falar da indústria de equipamentos móveis, sobre a tecnologia ARM. Em termos de indústria de computadores, portáteis e servidores (tecnologia x86, x64), as líderes são a Intel e a AMD.

snapdragon-logoNo entanto, esta vitória poderá ser momentânea, ou nem ocorrer no espaço de tempo até ao lançamento do primeiro equipamento. Dizemos isto por ainda faltar novidades por parte da Qualcomm, quanto ao processador Snapdragon 855.

Se este vier já, como alguns rumores indicam, no OnePlus 6T, o resultado poderá ter dissabores para a Huawei. No entanto achamos que isto seja pouco provável de acontecer, num futuro tão próximo.

Outra questão é que todos os resultados ainda são pouco fedignos. Foi a própria Huawei a anuncia-los. Ainda não foi lançado nenhum equipamento para o mercado, por forma a estes serem comprovados por entidades menos tendenciosas que a própria fabricante 😉 …

Fontes: TheVerge, Antutu

Artigos relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Melhor smartphone agosto 2019

Melhor smartphone até … Agosto 2019

Procuras um novo telemóvel / smartphone? Aqui fica as nossas sugestões para o mês de Agosto de 2019 até 100, 200, 300, 400, 500 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.