Início / Apps / VPN – Navegue com segurança em redes públicas

VPN – Navegue com segurança em redes públicas

vpnVPN (rede virtual privada) é uma ferramenta incrível que ajuda a esconder a sua localização, identidade, aceder a sites bloqueados, etc.

Mas o que faz? Como funciona? Como é que a posso utilizar?

O conceito começou com a necessidade de grandes empresas necessitarem de se interligar às diferentes localizações das mesmas, através da Internet, de forma segura e encriptada, garantindo que os dados pudessem navegar através de redes públicas, com a garantia de que apenas o destino os conseguiria ler.

security

Hoje em dia esta tecnologia é muito utilizada, não só para comunicação entre empresas, mas também por vários utilizadores pessoais, ora para utilizarem demasiadas redes públicas WiFi (sendo que muitas destas nem autenticação têm), ora para conseguirem chegar a conteúdos e serviços barrados numa determinada zona geográfica.

EuropaPossivelmente já viajou para outro país e verificou que quase todos os conteúdos das suas pesquisas, davam resultados estranhos, maioritariamente resultados de sites desses mesmos países…. É algo normal, pois está a ligar-se através de um ISP (provedor de serviços de Internet) desse mesmo país. Se utilizar o serviço de VPN, com um servidor nacional, além de os seus dados estarem a ser encriptados, sendo difícil que alguém os consiga decifrar, os resultados são iguais aos que se estivesse em território nacional.

Blocked

Existem também vários sites que são barrados aqui em Portugal. Se a sua ligação for através de um servidor, de um serviço VPN, que está num país onde esse mesmo site não se encontra bloqueado, conseguirá aceder ao conteúdo, além do seu ISP não saber o que está efetivamente a visualizar/aceder.

Outro exemplo é conseguir acesso a conteúdos que saem primeiro para determinados países, como é o exemplo de atualizações de firmwares, como é o caso dos Smartphones. Estes costumam sair, na Europa, inicialmente na Alemanha, sendo que demoram vários dias e por vezes semanas a serem disponibilizados para Portugal. As empresas adotam esta estratégia de disponibilizar o serviço a determinados países, de forma a não congestionarem os servidores delas, gerindo assim o tráfego. Se, para este caso, utilizar um servidor localizado na Alemanha, através de um serviço VPN, conseguirá receber esse mesmo conteúdo, como se estivesse lá.

E o serviço de VPN é gratuito?

Existem serviços gratuitos e pagos. Os gratuitos acabam por não garantir grande privacidade e segurança, sendo que com os pagos tem mais garantia. A maioria dos gratuitos também têm limitações de tráfego e de largura de banda.

Deixo assim aqui 2 serviços como que podes utilizar, sendo o primeiro gratuito e o segundo pago.

turbovpnApp TurboVPN

Muito popular cliente proxy de VPN. 9 servidores localizados na América do Norte, Europa e Asia.

Vantagens do Turbo VPN

  • Gratuito
  • Tráfego ilimitado
  • Fácil de utilizar
  • Uma das ligações é na Alemanha, o que permite atualizações de firmwares para a maioria dos fabricantes.

Desvantagens do Turbo VPN

  • Não tem servidores em Portugal, tendo apenas em 9 localizações;
  • Velocidades de transferência baixas
  • Demasiados anúncios (ADS)
  • Sem opções de configuração
  • Disponível apenas para Android

Link para o serviço: https://play.google.com/store/apps/details?id=free.vpn.unblock.proxy.turbovpn

purevpnPureVPN

Serviço pago, mas com acesso a servidores de + de 140 países, incluindo Portugal. Garante ligação segura e encriptada com uma chave de até 256 bits, utilizando vários protocolos de segurança e anonimato. É dos serviços mais baratos do mercado, sendo o que utilizamos aqui na tech.4u.pt.

Vantagens do PureVPN

  • Tráfego ilimitado
  • Velocidades de transferências muito aceitáveis
  • Suporte para dispositivos Microsoft, IOS, Android e também alguns routers
  • Fácil de utilizar
  • Tem servidores em Portugal e mais de 140 países
  • Barato, em relação à concorrência (aproximadamente 2€ / mês em contratos de 3 anos até 5 dispositivos)

Desvantagens do PureVPN

  • Serviço pago
  • A autenticação é feita com um utilizador criado pela PureVPN, não sendo editável, o que fará com que tenha de decorar um nome de utilizador.

Link para o serviço: https://www.purevpn.com

Conselho: Comece por testar o TurboVPN para perceber o conceito, sempre que estiver numa rede pública.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou simplesmente gosta do artigo, comente 😉

Links relacionados

OnePlus 6 – updates/atualizações ao Oxygen OS

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de Área de formação em TI na ATEC – Academia de Formação; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Pen USB

Crie drives USB de arranque de forma simples

Hoje em dia, a instalação de sistemas operativos através de CD/DVD caiu em desuso. Todavia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.