Início / Benchmarks & Reviews / Teste a cartões microSD

Teste a cartões microSD

Esta análise (review) de hoje é sobre cartões microSD. Estes cartões são muito populares tendo-se tornado “standards” na maioria dos equipamentos, sendo suportados por telemóveis (smartphones), portáteis (notebooks / laptops), câmaras fotográficas, de filmar, de video vigilância entre outros.

Análise a Micro SD

Existem várias normas, sendo que estas normas são responsáveis por “ditar” a performance das mesmas. Existem depois outras formas que as fabricantes usam para melhorar um pouco mais as mesmas. Todavia essa diferença é normalmente pouco notória.

Velocidades

readyExistem assim várias classes que vão “ditar” a velocidade de funcionamento. Se estivermos a falar de comprar um cartão para uma câmara de video vigilância que grava em HD (720p), em termos práticos não necessitamos de nos preocupar com isso, pois o tamanho a gravar por segundo é baixo.

No entanto, se estivermos a falar de um cartão para uma máquina fotográfica profissional ou semi-profissional o caso muda de figura, principalmente se quisermos gravar vídeos ou fotografar com alta resolução em formato RAW, por exemplo.

A associação SD que define estes standards não define exactamente as velocidades associadas às classes, mas providencia guiões aos fabricantes.

Classes para cartões SD

Existem 4 diferentes classes de velocidade (10, 6, 4 e 2). A classe 10 é a mais rápida, criada para gravações de vídeo Full HD (1080p). Já a classe 2 é a mais lenta, para gravação de video em formato SD (480p). As classes 4 e 6 são criadas para vídeos em HD (720p).

video_speed class_01
Fonte: SDcard.org

Existe também 2 classes para Ultra High Speed (UHS), a classe 1 e 3. Estas são normalmente mais caras e próprias para uso profissional. Todavia, nos dias de hoje estas são vendidas a preços mesmo muito interessantes. Nem todos os dispositivos suportam esta tecnologia, podendo uma memória deste tipo ser tratada como uma de classe 10, caso este não o suporte.

MicroSD-class

Se um cartão que dispões, não tem qualquer símbolo dos apresentados acima é sinal que o mesmo não segue classes standards, ou já é muito antigo, não existindo classes na altura de fabrico do mesmo.

card-host-marks
Fonte: SDcard.org

Para gravar vídeos a 4K é recomendável o uso de cartões profissionais de classe V60 e para 8K a classe V90. Todavia, dependendo da compressão do dispositivo em questão, pode ser usado um U1, U3 ou um V30 para esse mesmo efeito, ou até mesmo um classe 10.

Deixo assim aqui um vídeo que melhor exemplifica os cartões a adoptar para as resoluções, indicando que é irá também depender do formato e técnicas de compressão de imagem/vídeo que a sua câmara suporta.

video_speed class_02
Fonte: SDcard.org

O nosso comparativo

searchTestamos 2 cartões U1 de 32GB da Alfawise e um cartão de classe 10 da Sandisk. Para veres o resultado, vê o vídeo seguinte. Foi utilizado 2 dispositivos, um Xiaomi Mi Pad 4 (Android 8) e um AllDoCube Knote 5 (Windows 10).

No Android efectuamos os testes com o software A1 SD Bench. Em Windows o teste foi mais simples, de leitura e gravação de um conjunto de vídeos.

your the bestSe gostares do vídeo, não te esqueças de fazer like, subscrever ao canal e carregares no “sininho”. Isso ajuda-nos bastante a evoluir o canal.

Fontes: SDcard.org

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de área de formação em TI na ATEC; Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

Samsung Galaxy S10e português

Samsung Galaxy S10e – review completa

O Samsung Galaxy S10e é um dos melhores e mais pequenos smartphones que podes comprar na actualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.