A China e mais recentemente, a Índia são os maiores mercados de consumo de smartphones.
Existem algumas marcas que trabalham quase exclusivamente para estes mercados.
No caso da China, além de ser o maior fabricante mundial de smartphones é também um dos maiores consumidores deste mesmo mercado.
Segundo a agência Canalys, as quatro maiores marcas chinesas de telemóveis para o mercado Chinês no primeiro trimestre de 2018 foram a Huawei (21,1 milhões de unidades vendidas), a Oppo (16,5 milhões), a Vivo (14,2 milhões) e a Xiaomi (13,2 milhões). Estes quatro líderes significam 73% das vendas na China, deixando muito pouco espaço para as restantes marcas. Das restantes, algumas também conhecidas na Europa, constam, com alguma relevância a Jinli, Lenovo, Meizu, ZTE e Coolpad.
Como o mercado Chinês se encontra bastante saturado, a maioria das fabricantes tem optado por expandir as suas marcas para outros mercados, tais como a Índia e Sudoeste da Asia.
No caso da Índia, é um dos mais populares mercados de destino para as empresas de smartphones, com mais utilizadores do que a população inteira dos Estados Unidos.
Segunda a agência IDC, a marca Sul Coreana Samsung, lidera o mercado, mas com pouca margem em relação à marca chinesa Xiaomi. Outras marcas também com muita presença neste mercado são a Vivo, a Lenovo e a Oppo. Sobram apenas 29,7% para as restantes marcas, tais como a Apple, Huawei, OnePlus, entre muitas outras.
Este mercado é muito particular, pois explodiu, desde 2014 até aos dias de hoje. No ano de 2014 apenas haviam 2 empresas a fabricarem smartphones na Índia… Em 2017 existiam já 123 empresas sendo que a Samsung abriu na própria, recentemente, a maior fábrica de equipamentos móveis. Todas estas empresas criaram mais de 400.000 novos postos de trabalho e continuam a crescer.
O primeiro passo será conseguirem fabricar para o mercado Indiano. De futuro estima-se que também poderão ser exportadores de smartphones.
Fontes: Statista