Início / Benchmarks & Reviews / nPerf – A Vodafone em Portugal vai à frente

nPerf – A Vodafone em Portugal vai à frente

Devido à parceria entre a Tech.4u.pt e a nPerf recebemos ontem, com agrado, os resultados de estudo da velocidade de Internet em Portugal.

Os resultados bastante satisfatórios, pois, de uma forma geral, os ISPs (Provedores de Serviços de Internet) têm vindo a melhorar os ser serviços, aumentando as sua larguras de banda (velocidade de download e upload), a latência (o tempo necessário para que uma pequena quantidade de dados faça uma ida e volta entre seu computador e o servidor de teste de velocidade) e a estabilidade da mesma.

nPerf - resultados 1º semestre 2018
nPerf – resultados 1º semestre 2018

 

 

Barómetro das ligações à Internet fixa em Portugal – Primeiro semestre de 2018

Desde 1 de janeiro de 2018 até 30 de junho de 2018, foram contabilizados 127.629 testes de velocidade para as ligações fixas de Internet em Portugal que serviram como base deste estudo.

Eis os dados de maior relevância para Portugal

No primeiro semestre de 2018, a velocidade média de download foi de 63,88 Mbps.

A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de download (72.63 Mbps).

Download bitrates - média - nPerf
Quanto maior o resultado, melhor.

As velocidades de download aumentaram em média 15% no último semestre.

Download bitrates - média mensal - nPerf
Quanto maior o resultado, melhor.

Pode observar-se a capacidade das operadoras de telecomunicação em fornecer uma velocidade de Internet constante ao longo do dia.

Download bitrates - média diária - nPerf
Quanto maior o resultado, melhor.

A Vodafone proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload (54.80 Mb/s) e o melhor tempo de resposta (29.55 ms).

Upload bitrates - mádia - nPerf
Quanto maior o resultado, melhor.
Latencia - nPerf
Latencia: Quanto menor o valor, melhor.

As ligações à Internet fixa em Portugal têm melhorado nos últimos meses. A Vodafone proporciona neste momento o melhor serviço.

A nível de quantidade de testes efetuados, a MEO lidera o primeiro lugar, com 44.75%, seguido da NOS com 29.9%, Vodafone 21.19% e Nowo com 4.16%. Isto é perfeitamente normal, pois a quota maior no mercado nacional é da MEO, seguido da NOS e por fim Vodafone para a rede fixa.

Percentagem quantidade de testes - nPerf
Quantidade de testes efetuados, em percentagem.

Sobre a nPerf

nperf logoA nPerf disponibiliza aos utilizadores, de forma gratuita, um teste de velocidade de Internet, acessível em http://www.nPerf.com e aqui no nosso site em https://tech.4u.pt/teste-a-velocidade-real-da-sua-internet/ .

Este teste pode ser realizado por qualquer pessoa por forma a medir a qualidade e velocidade da sua ligação à Internet. A amostra do estudo do barómetro é, assim, relativa ao conjunto de utilizadores da nPerf.

O teste de velocidade nPerf tem como objetivo medir a capacidade máxima da ligação de dados, tanto em termos de velocidade como de latência.

Glossário

Latência (ping): Indica o tempo necessário para que uma pequena quantidade de dados faça uma ida e volta entre seu computador e o servidor de teste de velocidade. Quanto menor é o valor, mais reativa é a sua ligação. Medido em milissegundos.

Largura de banda: Indica a quantidade de dados que sua conexão pode receber e enviar num segundo. Quanto maior for a taxa, melhor é a velocidade da sua ligação. Medido normalmente em Mbps Megabits por segundo.

Download: Indica a quantidade de dados que sua conexão pode receber num segundo. Quanto maior for a taxa, melhor é a velocidade da sua ligação. Medido normalmente em Mbps Megabits por segundo.

Upload: Indica a quantidade de dados que sua conexão pode enviar num segundo. Quanto maior for a taxa, melhor é a velocidade da sua ligação. Medido normalmente em Mbps Megabits por segundo.

ISP: Internet Service Provider – Provedor de Serviços de Internet. Os mais conhecidos e líderes no mercado em Portugal são a MEO, Vodafone e NOS.

meo vodafone nos

Fonte: https://media.nperf.com/files/publications/PT/2018-07-16_Barometro-internet-fixa-nPerf-2018-S1.pdf

Artigos relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de Área de formação em TI na ATEC – Academia de Formação; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

oneplus-6t-get-ready-for-launch

Lançamento do OnePlus 6T já com data oficial

Há poucas horas foi publicado um vídeo oficial da OnePlus a anunciar o dia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.