Hoje em dia, a instalação de sistemas operativos através de CD/DVD caiu em desuso. Todavia, existem vários equipamentos que já nem possuem este tipo de drive, além de que a instalação por este método é bem mais lenta. Atualmente, em praticamente todos os computadores, é possível o arranque por este tipo de dispositivos (USB). A esta funcionalidade podemos aceder através de um boot menu existente no arranque do PC (tipicamente F12). Alternativamente, podemos aceder à BIOS e mudar a ordem de arranque do PC, forçando o mesmo por USB em 1º lugar (caso tenha um drive usb de arranque).
Assim, para criarmos um drive USB de arranque vamos utilizar um software livre, o Rufus (poderá fazer download do mesmo aqui). Neste exemplo iremos configurar uma drive USB para instalar o Windows 10.
Na versão portable do software acima mencionado, basta apenas executar o mesmo. Para isso terá que ter a PEN já no PC.
Criar drive USB de arranque
Seguidamente, selecionamos o botão select e escolhemos o ISO (Imagem do DVD do WIndows 10).
O software deteta automaticamente o sistema de ficheiros que tem que utilizar e posteriormente apenas necessitamos de selecionar o botão start.
Posteriormente o processo inicia e termina em minutos (dependendo da velocidade do drive USB que utilizar). Assim, tem um drive USB com o Windows 10 e pode proceder à instalação do mesmo.
Este software pode ser especialmente útil para casos em que é necessário:
- Criar drives de instalação USB a partir de ISOs (Windows, Linux, UEFI, etc.)
- Trabalhar num sistema que não tem um sistema operativo instalado (através de um sistema operativo que permita a execução em modo live)
- Atualizar a BIOS
Embora pequeno e leve, este software cumpre em pleno estes objetivos e de forma eficiente e eficaz.