Emulador de Android para Windows (koplayer)

android-no-windowsExistem vários sistemas de emulação de Android para Microsoft Windows, sendo os mais comuns Identificação-GoogleAMIDuOS, Andy, Bluestacks, Droid4X e KOPLAYER.

Muitos destes emuladores são gratuitos. Escolhemos o KOPLAYER, após alguns testes, por ser o mais simples e eficaz.

Este é gratuito e tem como base o Android 4.4.4 (API 19), sendo reconhecido como um dispositivo Huawei Honor Play 4C, pela conta da Google.

Instalamos assim a app My Device para vermos se o equipamento emulado apresentava o mesmo hardware que o dispositivo da Huawei.

Verificamos assim que em vez de apresentar o processador original deste equipamento (Quad-core 1.2 GHz Cortex-A53), apresenta o nosso processador do PC testado, mas apenas utilizando 2 cores (testamos em 3 PCs diferentes, com esta configuração por defeito, para verificarmos as diferenças de desempenho, que iremos mencionar mais à frente), 2 GB de RAM em vez de 1GB e 32GB de espaço de armazenamento em vez de 8GB.

Todas estas características poderão se alteradas na opção Software Settings no icon ao lado esquerdo do botão minimizar do emulador.

koplayer

Quanto ao desempenho, variou bastante, dependendo do hardware do PC que testamos.

antutu-benchmark-androidAplicação de teste:  Antutu Benchmark v.6.2.7

Chuwi Hi10 Pro (x5-Z8350, 4GB RAM)

Chuwi-Hi10-ProClassificação: 22 304

Apesar de ser uma máquina que não necessita deste emulador, pois dispõe de Dual boot (Windows 10 + Andriod 5.1), queríamos verificar o desempenho desta emulação, sobre o Windows 10, num equipamento com o processador low-cost da intel, o x5. O resultado, apesar de baixo, faz com que corra a maioria das aplicações do Android. Não é espectável a execução por esta emulação de jogos mais elaborados. No entanto, este equipamento arrancando nativamente com o Android 5.1 (função Dual boot que dispõe), a classificação do Antutu situa-se nos 75 000, ou seja, permite trabalhar de forma fluída nas apps mais exigentes.

Microsoft Surface Pro 3 (i5-4300U, 8GB RAM)

Surface-Pro-3Classificação: 75 335

Excelente resultado. Permite correr aplicações exigentes de forma bastante fluída. Este equipamento, sendo um híbrido (PC / Tablet), com este emulador fica-se com a sensação de estar a trabalhar mesmo num tablet Android (colocando-o em ecrã completo – tecla F11).

Asus K550 (i7-4750HQ, 12GB RAM, SSD, GTX950M)

AsusK550Classificação: 100 572

Um resultado surpreendente para um Android, mas nem tanto. Estamos a falar de um equipamento que tem nativamente um processador intel i7 HQ de quarta geração, ou seja, já bastante potente. Corre fluído como se se tratasse de um tablet topo de gama. O único defeito remete-se para o ecrã, por não se tratar de um touch, ao contrário dos outros, tendo de se utilizar sempre o rato para o efeito.

Todos os testes às 3 máquinas foram feitos com as configurações por defeito, ou seja, 2 cores, 2048MB de RAM, e o modo de renderizagem em DirectX.

No entanto, neste equipamento (Asus K550), testamos também com 4 cores e 4096MB de RAM e o resultado com DirectX foi de 103 669. No caso de renderização com OpenGL ficou com apenas 94 663 (notando que a performance 3D do mesmo piorava circunstancialmente – de 13 316 para 2 669).

A instalação deste emulador é muito simples, tendo poucos passos, sendo estes bastante intuitivos.

Sem qualquer aplicação instalada, o emulador ocupará cerca de 1.5 GB do seu espaço em disco. Obviamente que irá ocupar mais espaço assim que instalarmos mais apps, ora através da Googe Play Store, ora através de ficheiros APKs.

Instalação passo a passo do KOPLAYER

Passo 1 – Download do instalador em

http://www.koplayer.com/ (sensivelmente 320 MB)

Passo 2 – Execute o instalador “koplayer-1.X.exe” e seleccione a língua inglesa

koplayer01

Passo 3 – Para prosseguir terá de aceitar os termos da licença e carregar em seguinte.

koplayer02

Passo 4 – Indique onde quer que o programa armazene os ficheiros e carregue em seguinte.

koplayer03

Passo 5 – Carregue no botão “Continue to start”.

koplayer04

Passo 6 – Configure a sua conta da Google e está pronto a trabalhar. De notar que para escrever o “@” deverá carregar em SHIFT + 2 em vez de ALT GR + 2, pois em Android não existe ALT GR.

koplayer05

Como pode verificar, a instalação é mesmo muito rápida e o sistema já está pronto a ser usado. Usufrua assim do sistema Android no seu PC.

Engenheiro Informático;
Geek assumido e programador;
Coordenador de área de TI na ATEC- Academia de formação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.