Início / Notícias / Android P… Já tem nome… Pie

Android P… Já tem nome… Pie

Android Pie

Muitos rumores andavam em torno do nome do próximo sistema da Google, o Android P, ou seja o Android 9…

Este irá ser lançado, previsivelmente, conforme o nosso artigo de ontem de manhã, no dia 20 deste mês.

Android Pie… Já tem nome 🙂 A Google acabou de nos mostrar o nome deste novo sistema há poucos instantes… Assim sendo, estamos já a partilha-lo aqui contigo 🙂

Quais as novas funcionalidades do Android Pie (P)

android pie - funcionalidades

Acessibilidade

Menu de acessibilidade: com o novo menu de acessibilidade do Android 9, ações comuns como tirar screenshots e navegar com uma mão agora são mais fáceis para utilizadores com deficiência motora.

Selecione para Falar – OCR na Visualização da camara: Com “Selecionar para Falar”, pode selecionar texto no ecrã e o conteúdo será lido em voz alta. Agora, o Android 9 adicionou suporte a OCR para S2S na camara e nos Imagens, para tornar o texto ainda mais acessível. Basta selecionar o texto ao usar a camara ou a foto, e o texto será destacado e lido em voz alta.

Amplificador de som: este novo serviço de acessibilidade, facilita a compreensão de conversas, ajustando dinamicamente mais de 100 configurações para melhorar o som em cenários como um restaurante barulhento ou um concerto.

Bateria e Brilho

Android P - Adaptative Battery

Economia de Bateria: O Economizador de Bateria mantém sua carga mais longa do que nunca, desativando recursos como a tela “Sempre Ligado”. Além disso, tem mais controlo sobre quando isso acontece – para que possa ir mais longe, com uma única carga.

Bateria adaptativa: este recurso usa a aprendizagem dos seus hábitos para prever quais as aplicações que você usará nas próximas horas e as que provavelmente não serão usadas. Desta forma, o seu telefone gasta apenas a energia da bateria nas aplicações do seu interesse.

Brilho Adaptável: Com o Brilho Adaptável, o telefone aprende como defines o brilho do seu ecrã em diferentes ambientes de iluminação e faz isso automaticamente, aprendendo ao longo do tempo com a sua utilização.

Restrições de plano de fundo: agora, verá recomendações em Configurações para restringir que determinadas aplicações que usam muita bateria, para que tenha mais controle sobre o uso da sua bateria.

Camara

Suporte com várias câmaras: com o Android 9, os programadores agora podem criar experiências imersivas, usando fluxos de duas ou mais camaras físicas, como em dispositivos com camaras de frente dupla, ou traseira dupla. Estes exemplos incluem profundidade, bokeh, visão estéreo e muito mais.

Suporte a câmaras externas: o Android 9 agora suporta camaras USB / UVC externas em determinados dispositivos.

Bem-estar digital

Android P - Spending Time

Não Perturbe: Melhorias à opção Não Perturbe, para silenciar não apenas sons de notificação, mas também todas as interrupções visuais. Chamadas de contatos marcados ainda virão, não precisando de se preocupar em perder algo urgente.

Painel de aplicações: obtenha uma visualização diária do tempo gasto ao seu telemóvel, com que frequência usa aplicações diferentes e quantas notificações você recebe.

Android P - disconnect weh you want

Wind Down: defina uma programação diária para preparar o telefone para a cama. A escala de cinza desvanece o ecrã para escalas de cinzento enquanto o Não incomodar silencia as notificações para um sono reparador.

Android P - Daily limits

Temporizadores de aplicações: os timers de aplicações permitem que você defina limites de tempo diários para as suas aplicações. Quando atinge o limite, a aplicações entra em pausa o resto do dia.

Ecrã

Recorte de exibição: suporte para dispositivos com recortes para usar o espaço disponível no ecrã.

Telas de borda a borda: suporte para dispositivos com taxas de proporção de 18:9 ou mais e dispositivos com recortes de exibição, como é o caso da maioria dos equipamentos atuais.

Empreendimento

Múltiplos utilizadores em dispositivos dedicados: o Android 9 torna fácil para os utilizadores partilharem um único dispositivo.

Guia Trabalho no iniciador: agora, pode separar visualmente as suas aplicações de trabalho. Toque na guia de trabalho para ver as aplicações de trabalho, num só lugar e desative-os com uma simples alternância quando sair do trabalho.

Adiar atualizações OTA (Over-the-air): o Android 9 agora permite que os administradores de TI corporativos definam períodos de congelamento de até 90 dias, período durante o qual os dispositivos da sua frota, não atualizarão o sistema operativo Android. Isso garante que o estado dos dispositivos permaneçam inalterados durante períodos críticos, como feriados.

Meios de comunicação

Várias conexões Bluetooth: com o Android 9, pode conectar até cinco dispositivos Bluetooth e alternar entre esses dispositivos, sem problemas. As chamadas telefónicas recebidas serão enviadas para todos os dispositivos Bluetooth conectados que possa aceitar, para nunca perder uma chamada.

Relatório de atraso de som: o Android 9 oferece suporte para auscultadores com relatórios de atraso de som, para que os vídeos no seu dispositivo e o áudio nos auscultadores de ouvido permaneçam sempre sincronizados.

Memória de volume por dispositivo Bluetooth: o Android 9 agora lembra o último volume que definiu para cada um dos seus dispositivos Bluetooth. Não há mais música muito alta, quando se reconectar com o seu carro ou auscultadores de ouvido.

HDR: o Android 9 adiciona suporte interno para o VP9 Profile 2 High Dynamic Range (HDR), para que possa assistir a filmes habilitados para HDR no YouTube e no Google Play Filmes. O HDR melhora o brilho e o intervalo de cores do vídeo para melhorar a qualidade e a experiência da imagem.

Áudio HD: Melhor desempenho e suporte para áudio HD, proporcionando som de qualidade mais nítido, mais nítido e mais rico.

HEIF: o Android 9 agora suporta fotos HEIF na plataforma Android para melhorar a compactação de imagens e reduzir a quantidade de armazenamento necessária.

Notificações

Aprimoramentos de notificação para mensagens: agora, as aplicações de mensagens podem fornecer “respostas inteligentes” sugeridas na notificação, para que possa responder com um toque. Além disso, qualquer rascunho de resposta in-line não desaparecerá se sair e poderá ver as imagens enviadas dos seus amigos diretamente na notificação.

Gerir notificações: agora tem uma maneira rápida de desativar as notificações de várias aplicações, para receber apenas aquelas que lhe são úteis. Também receberá uma solicitação inteligente, se estiver a ignorar determinadas notificações e se deseja continuar a recebe-las.

Privacidade e Segurança

Backups do Android: o Android 9 permite a criptografia de backups com um segredo do lado do cliente (o PIN, padrão ou senha do dispositivo) para maior segurança.

Prompt biométrico do Android: o Android 9 apresenta vários novos recursos de segurança, incluindo um prompt de autenticação biométrica padronizado para fornecer uma experiência de autenticação mais consistente.

Confirmação protegida do Android: em hardware compatível, as aplicações podem agora usar a interface do utilizador controlada pelo hardware seguro, para obter a sua confirmação para uma transação confidencial, como efetuar um pagamento.

StrongBox: em hardware compatível, as aplicações agora podem aproveitar o hardware inviolável para proteger as suas chaves privadas, tornando mais difícil do que nunca ao malware, de roubar as suas credenciais.

Aprimoramentos de privacidade: o Android 9 protege a privacidade de várias e novas maneiras. Agora, o Android restringirá o acesso ao microfone, à câmara ou a outros sensores do seu telemóvel quando uma aplicações estiver inativa ou em execução em segundo plano. (Se uma aplicação precisar de aceder a um sensor, mostrará uma notificação persistente no seu smartphone.) O Android 9 também traz melhorias importantes que protegem todas as comunicações na Web e oferecem navegação privada na Web.

Usabilidade do sistema

Android P - App actions

Resumo sobre o recurso “Sempre exibido”: veja eventos como eventos de calendário e previsão do tempo no ecrã de bloqueio e no ecrã sempre ativo.

Configurações rápidas reprojetadas: uma experiência de utilizador mais consistente para Configurações rápidas com todas as alternâncias, além de um design visual atualizado e um subtexto informativo adicionado.

Controlos de volume: controlos de volume mais simples e acessíveis permitem que você controle o volume instantaneamente, além de alternar rapidamente as configurações de volume de chamadas e notificações.

Capturas de tela: agora, você pode tirar capturas de tela facilmente, no menu de energia e desenhar, anotar ou recortá-las rapidamente.

Rotação: tenha mais controle sobre a rotação de exibição do seu smartphone com um simples botão que confirma quando você deseja alterar a rotação do dispositivo, mesmo quando a orientação está bloqueada.

Android P - Intuitive navigation

Nova navegação do sistema: Re-design da navegação do sistema do Android para ajudar a simplificar a pesquisa e a movimentação entre as aplicações. Deslize para cima a partir de qualquer lugar para ver pré-visualizações em ecrã inteiro de aplicações usadas ​​recentemente, deslize para a esquerda e para a direita para navegar facilmente entre elas e toque numa para aceder.

Ações do aplicações: as ações do aplicações preveem o que deseja fazer a seguir com base no seu contexto e exibe essa ação diretamente no seu telemóvel, economizando tempo.

Android P - Slices

Fatias: os snippets interativos das suas aplicações favoritas podem ser exibidos em diferentes lugares, como a Pesquisa do Google.

Visão geral Seleção: Pressione e segure para selecionar texto ou imagem no modo Visão geral e veja as ações com base no que selecionou (por exemplo, uma opção para direcionar para um endereço com o Google Maps ou partilhar para uma imagem).


Fonte das funcionalidades: Android.com

Artigos relacionados

Sobre Pedro Vasconcelos

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Técnico Especialista em Gestão de Redes pela ANFEI. Coordenador de Área de formação em TI na ATEC – Academia de Formação; Gestor de projectos e administrador de sistemas na registar®; Bloguer e YouTuber na tech.4u.pt

Veja também

oneplus-6t-get-ready-for-launch

Lançamento do OnePlus 6T já com data oficial

Há poucas horas foi publicado um vídeo oficial da OnePlus a anunciar o dia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.