Aqui em Portugal, bem como na maior parte do mundo, na corrente data, quando se fala de smartphones topo de gama, associamos aos seguintes equipamentos: O mais recente Xiaomi Mi 8 (todas as séries), OnePlus 6, Samsung Galaxy S9, S9 Plus e Note 8, Huawei P20 (todas as séries), Apple iPhone 8, 8 Plus e X.
Não iremos mencionar o recente ASUS Zenfone 5 por falta de dados.
Não iremos mencionar também as marcas Oppo e Vivo, por serem marcas que não se encontram presentes no mercado nacional.
Os dados foram recolhidos em vários artigos publicados na Internet, tais como a Forbes, Reuters, CNBC, News18, BGR e Canalys.
Número de equipamentos vendidos nos primeiros X dias após o seu lançamento:
- OnePlus 6 – 1.000.000 em 22 dias
- Xiaomi Mi 8 Series – 1.000.000 em 20 dias
- Samsung Galaxy S9/S9 Plus – 8.000.000 em aproximadamente 30 dias
- Samsung Galaxy Note 8 – 8.000.000 em aproximadamente 90 dias
- Huawei P20 Series – 6.000.000 em aproximadamente 90 dias
- iPhone X: 16.000.000 em aproximadamente 90 dias
- iPhone 8: 12.500.000 em aproximadamente 90 dias
- iPhone 8 Plus: 8.300.000 em 90 dias
Colocando todos na mesma escala, admitindo que todos eram lançados em simultâneo, daria um resultado aproximado de quota de mercado de:
Sendo a tabela para a criação deste gráfico a seguinte:
As marcas chinesas Huawei, OnePlus e Xiaomi estão a crescer muito rapidamente no mercado mundial, sendo que as líderes mundiais Apple (EUA) e Samsung (Coreana), estão constantemente a perder quota do mercado. A marca ASUS (Coreana) também se encontra muito presente no mercado mundial, mas, tal como mencionado anteriormente, ainda não existem dados para o novo topo de gama que será lançado dentro de poucos dias.
As marcas Oppo e Vivo (Chinesas, do mesmo grupo que a OnePlus), como não se encontram ainda em todos os mercados, nomeadamente o mercado Europeu, não foram tomadas em conta, apesar de terem uma boa fatia de quota do mercado dos topos de gama.
As séries do Google Pixel 2 também não foram contempladas no estudo, apesar de serem excelentes topos de gama, pelo número de vendas ter sido muito inferior aos restantes.