Apesar de o Android ser o sistema operativo dominante no mercado de smartphones, a Siri da Apple ainda lidera o mercado dos Estados Unidos, com 45,65%. No entanto será por muito pouco tempo, isto segundo um estudo da Statista. Outro estudo publicado uns dias depois, pela Strategy Analytics, informa que a Google brevemente liderará o mercado…
Segundo a Statista, o assistente da Google (Google Assistant), apenas conseguiu 28.9% do mercado, apesar de estar disponível na maioria dos equipamentos atuais. No entanto, continua a crescer de forma muito rápida.
O estudo da agência Statista, até maio de 2018, teve por base um inquérito realizado a 1203 adultos americanos, sendo publicados a 29 de junho deste ano. Da Strategy Analytics , através da Voicebot.ai e da BusinessWire, de um estudo de forecast (futuro).
Apesar dos estudos da Statista não serem ao mercado Europeu, e deste mesmo mercado ser um pouco diferente do americano, julgamos que os números não estarão muito longe dos americanos, apesar de sabermos que o Amazon Alexa não estar tão evidenciado cá (3º da lista nos EU – Statista).
Histórico de lançamento dos assistentes de voz
A Siri foi o primeiro assistente de voz a ser lançado, estando presente em todos os equipamentos da Apple, desde 14 de Outubro de 2011. A Google, apenas lançou o Google Assistant a 18 de maio de 2016 e continua a crescer a um ritmo muito acelerado. Por fim, o assistente da Microsoft, o Cortana, está disponível em equipamentos Microsoft, IOS e Androids, bem como na sua consola, a Xbox, tendo sido lançado a 2 de abril de 2014.
Forecast dos Assistentes de Voz nos smartphones
É estratégia das marcas de quase metade dos smartphones, o acesso a assistentes virtuais em 2019 e estima-se que este valor atinja os 90% em 2023. Daí o crescimento acelerado do assistente da Google, já que o Android é o líder no mercado de smartphones.
No estudo de forecast mundial da Strategy Analytics, estima que a Google lidere brevemente, pois tem uma penetração no mercado de cerca de 51%, seguido da Apple com 31%, seguido da Baidu, com 17% (Baidu é um assistente de voz asiático, muito utilizado na China).
Fontes: Statista, Voicebot.ai